Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/coopaptc/public_html/library/smarty/Smarty_Compiler.class.php on line 273

Gestão de Captação de Leite

A Gestão de Captação de Leite é uma importante ferramenta logística para o escoamento da produção leiteira na região de atuação da cooperativa. Desde 1961, os produtores rurais encontravam dificuldades para comercializarem o leite, ou, mesmo derivados, como o queijo. Por um curto período, a cooperativa intermediou a comercialização de queijo dos associados para o Estado de São Paulo.

Nas décadas de 80 e 90 após uma crise na pecuária de leite que dificultava a captação da produção existente, os associados decidiram arrendar o posto de recebimento de leite em Coromandel. Começa então a história do Laticínio COOPA.

Em 1993 é criada a CEMIL - Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda. Atualmente, a COOPA possui 26% de participação na cooperativa. Em 1994, concretizam a construção de um posto de recebimento e resfriamento de leite, em Patrocínio, sede atual.

Em 1999, os latões são substituídos por tanques de expansão, era o processo de granelização do leite. Além da adaptação dos caminhões, os produtores instalaram tanques de resfriamento financiados pela COOPA.

Já em 2005, o Laticínio COOPA começou o processo de pasteurização do leite. O Leite COOPA, “O Leite da Vaquinha”, atende ao comércio de Patrocínio e Coromandel.

Em 2009, foi implantada uma nova forma de pagamento do leite, com o repasse aos fornecedores por qualidade. O programa proporcionou aos produtores uma remuneração mais justa pelo seu trabalho. Foi implantada uma educação continuada, através de treinamentos e capacitação dos associados fornecedores, transportadores, técnicos de laboratório, pela equipe de assistência técnica do Laticínio pelo Projeto Educampo Leite COOPA/SEBRAE.
Em 2016 a captação de leite passou a ser direta para CEMIL, facilitando e agilizando o processo. Neste mesmo ano o Laticínio COOPA passou a ser conhecido como Gestão de Captação de Leite, mudando sua sede para atuar de maneira mais próxima ao cooperado.

A equipe técnica da Gestão de Captação de Leite possui profissionais da área de qualidade do leite, técnico em ordenhadeira mecânica, com a assessoria da equipe de Boas Práticas Agropecuárias – BPA - da Cemil, entre outros. Possui certificado de boas práticas de fabricação e de laboratórios.

A Gestão de Captação de Leite conta com mais de 300 fornecedores, distribuídos em 10 municípios, 14 caminhões de coleta e um reboque, técnicos de laboratório e funcionários para, juntos, receberem mais de 200 mil litros de leite por dia. Manter um preço médio líquido no decorrer do ano é uma das prioridades da COOPA na política de atendimento aos associados fornecedores.





Galeria de Imagens