Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/coopaptc/public_html/library/smarty/Smarty_Compiler.class.php on line 273

História

História COOPA

História do Cooperativismo


A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) considera como o nascimento do cooperativismo a data de 21 de dezembro de 1844. Neste dia, na cidade de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, 28 tecelões fundaram a primeira cooperativa de consumo.
História
Estavam em meio à Revolução Industrial. A realidade para os operários era de condições de trabalho degradantes. Com a união dos tecelões e a criação da Rochdale Society of Equitable Pioneer eles determinaram seus próprios princípios, fundamentados em valores humanos e democracia para a solução de problemas. A experiência foi difundida na Europa, com a constituição de cooperativas de trabalho na França e de crédito na Alemanha e na Itália, depois alcançou o mundo. Em 1881, já existiam 1000 cooperativas e 550 mil associados.
O cooperativismo chegou ao Brasil através de imigrantes europeus que se instalaram no Rio Grande do Sul a partir de 1902.  As primeiras cooperativas foram de crédito e agrícolas, inspiradas pelo jesuíta Pe. Theodor Amstadt. A regulamentação das cooperativas brasileiras veio em 19 de dezembro de 1932, com o decreto Decreto n° 22.239. Atualmente a lei que regulamenta o seguimento é a nº 5.764, de 1971.
Em Minas Gerais o espírito cooperativista também chegou através dos imigrantes. Estudiosos acreditam que as primeiras ideias foram disseminadas por engenheiros europeus que vieram trabalhar na região de Ouro Preto quando nas explorações de minas de ouro e na construção de linhas férreas. O cooperativismo mineiro está representado, desde a década de 70, pela OCEMG/SESCOOP – Organização das Cooperativas de Minas Gerais e Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo.
Com objetivo comum de buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o ano do cooperativisto.  O slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, reflete o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. O setor cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil mais de 30 milhões de pessoas fazem parte do sistema cooperativista, em 7.237 cooperativas. Minas Gerais representa 10,6% desse número, com 781 cooperativas registradas no Sistema OCEMG. Com uma participação anual de 6,4% no PIB mineiro, o setor, que agrega 925.701 cooperados e 29.829 empregados, é responsável por uma movimentação anual de R$ 18,4 bilhões.

Ramos do Cooperativismo

Agropecuário
Crédito
Educacional
Especial
Habitacional
Infraestrutura
Mineral

Consumo
Produção
Saúde
Trabalho
Transporte
Turismo e Lazer







Sistema Cooperativista

Princípios do Cooperativismo

1º. Adesão voluntária e livre
2º. Gestão Democrática pelos sócios
3º. Participação Econômica pelos Membros
4º. Autonomia e Independência
5º. Educação, Formação e Informação
6º. Intercooperação
7º. Interesse pela comunidade